A cidade de Inaciolândia, no Sul de Goiás, a 293 km da capital Goiânia, completa 32 anos de emancipação política, neste dia 29 de abril. Mas a festa começa no dia 27 e termina no dia 30 de abril, com mais 10 (dez) shows artísticos, nas comemorações do Aniversário da Cidade, são shows sertanejos, católico, gospel e os artistas da própria cidade, “Pratas da Casa”, durante este período.
O local escolhido para o evento, é o Parque de Exposição Agropecuária, onde devem passar mais de 30.000 (trinta mil) pessoas durante a festa. Gente da própria cidade e cidades vizinhas: Gouvelândia, Quirinópolis, Castelândia, Bom Jesus, Cachoeira Dourada, Itumbiara, Ipiaçu – MG, Capinópolis – MG, Santa Vitória – MG, Canápolis – MG, Centralina -MG, Araporã -MG, Saõ Simão, Paranaiguara, Cachoeira Alta, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Maurilândia, Turvelândia, Porteirão, Buriti Alegre, Panamá, Goiatuba, dentre outras.
A festa movimenta toda região, além do comércio local, que este ano, deve superar as expectativas dos organizadores, devido o grande número de shows artísticos.
A cidade, ainda pequena, tem um grande potencial turístico e econômico, além de ser cortada por uma das principais rodovias estaduais, banhada por um dos principais Rio do Estado. O Município está bem administrado, oferece boa culinária, comodidade e segurança ao visitante.
Shows:
Dia 27/04 – Sábado – São os Pratas da Casa que abrem a festa, depois é vez do Vovô James – com sua irreverência e animação.
Dia 28/04 – Domingo – Na véspera do aniversário da cidade, são 03 (três) shows para animar a festa:
Cantor Católico, Kássyio Hemanuel
Sertanejo – Renan e Ray
DJ da Cachorrada – Carlos Henrique
29/04 – Segunda-feira – A festa continua com Os Pratas da Casa e o jovem DJ Pedro Volt, que vai animar o pessoal, noite adentro.
30/04 – Terça-feira – Na véspera do feriado, “Dia do Trabalhador”, é vez da cantora gospel Duda Corrêa;
Sertanejos – João Victor e Ruan;
Paula Ferracci.
Como pode ser notado, a Festa de Aniversário dos 32 Anos de Emancipação de Inaciolândia, há uma variedade de gêneros musicais e de estilos de shows, que diferenciam o formato das festas tradicionais da região, que deve atrair gente de vários gostos para uma mesma festa.
História
A fundação do povoado que deu origem a cidade de Inaciolândia, data-se de 1967 quando foram construídas as primeiras casas, a do fundador José Rodrigues de Barros e as residências do Sr. Pedro Soares de Arruda, Sr. Carmindo Francisco da Silva e Sr. Olras Francisco Sobrinho.
José Inácio, o fundador do povoado, acreditava tanto no desenvolvimento do lugar que se empenhou em busca de melhorias. Assim ele conseguiu a primeira Igreja Católica Apostólica Romana, criou à primeira escola “Escola Municipal Inaciolândia” situada à Rua Campo Grande s/nº. Também foi responsável ainda pela doação do terreno onde se construiu a rodoviária de Inaciolândia no ano de 1969.
Por volta de 1970, o vereador chefe das máquinas, Sr. Odair Dinato, com apoio do prefeito Ataíde Borges, ampliou as ruas existentes e abriu outras ruas.
Formação Administrativa
Distrito foi criado com a denominação de Inaciolândia, pela Lei Estadual n.º 8092, de 14-05-1976, subordinado ao município de Itumbiara.
Em divisão territorial datada de 01-0I-1979, o distrito figura no município de Itumbiara. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-07-1983.
Foi elevado à categoria de município com a denominação de Inaciolândia, pela Lei Estadual n.º 11.708, de 29-04-1992, desmembrado de Itumbiara, sede do antigo distrito.
A sede administrativa do Município de Inaciolândia, foi Instalada, em 01-01-1993.
Fonte – Prefeitura Municipal – disponível http://www.inaciolandia.go.gov.br
Por: Wilson Barbosa – (RP 003311/GO)
Revisão: Regina Barbosa.