Inmet registra novo recorde de calor em Goiânia e emite alerta para outras 102 cidades de Goiás devido à baixa umidade do ar

0
937

Goiânia voltou a bater recorde de calor em 2019. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na quinta-feira (5), os termômetros registraram 38,4ºC, a maior temperatura do ano na capital. Os números superaram o maior índice até então, na última terça-feira (3), quando foi marcado 37,6ºC.

No mesmo dia, a umidade relativa do ar chegou a somente 8% na capital, também menor índice do ano. Esse número é considerado estado de emergência, quando o valor é menor que 12%, pior dos que o cenário encontrado em desertos, onde o dado, em geral, é de 15%.

A baixa na umidade relativa do ar motivou também a emissão de uma alerta do Inmet de “grande perigo” para 102 cidades de Goiás (veja lista ao final do texto). Apesar do índice, Goiânia não está listada.

Esse alerta destaca que a baixa umidade pode causar “grandes riscos de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc)”.

Por isso, o órgão lista uma série de instrução com o intuito de evitar problemas em relação à situação. São elas:

  • Beber bastante líquido
  • Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco
  • Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
  • Usar hidratante para pele e umidificar o ambiente
  • Evitar bebidas diuréticas (café e álcool)